quinta-feira, 14 de maio de 2009

Falta de compreensão

Homem, simplesmente acha que é ser supremo, pensa que nada irá superar suas capacidades. Tenho pena deles por terem este raciocínio tão pequeno. Temos que ter mais consciência e saber que dependemos do mundo e que não devemos destruí-lo, mas sim preservá-lo. Fico extremamente pasmo ao escutar noticias como desmatamento, queimadas e poluição, o que perante ao século XXI chega a ser humilhante ouvir falar sobre isso.
O ser humano demonstra ser idiota (desculpe-me pelo termo), que ao invés de se preocupar com o meio ambiente onde vivemos, preenche o espaço de seu tempo disponível pra criticar, desfazer, e o que chega a ser mais ridículo, além de não ajudar de forma nenhuma, ele só piora, tanto diretamente quanto indiretamente.
Todos os dia tem um monte de planfleteiros que ficam de plantão na hora da saída em meu colégio, eles entregam praticamente os mesmos panfletos desde que mudei pra lá. Os alunos não querem saber dessas propagandas, pegam o papel e logo em seguida o que acontece com o folheto? Esta tudo esparramado no chão. ''Puta que pariu'' e a educação fica onde? Tem educação? Cadê a consciência?
Este assunto me estressa um pouco, mas fico indignado ao saber que a cada 100 metros tem uma lixeira e o ''projeto de gente'' é incapaz de jogar a porcaria do papel lá dentro. Depois, quando a mídia disponibiliza uma propaganda de preservação da natureza, dizendo que as geleiras estão derretendo, que o nível do mar esta aumentando, que certas espécies de animais estão entrando em extinção, que a temperatura do planeta terra esta modificando, que matas e florestas estão desaparecendo, o ser humano veste a ''camisa da hipocrisia'' e passa a ser um defensor da natureza e dos animais, fingindo esquecer todo o mal que já fez.
Não sou santo, tanto que os cadernos, os lápis, minhas roupas, minha casa, meu alimento, tudo que utilizo, de qualquer forma esta modificando natureza. Independentemente disso, tenho postura pra dizer que procuro ao máximo não agredir o meio ambiente, pois tenho noções básicas do que pode e do que não pode.
São atos simples como não jogar lixo no chão, não desmatar, separar lixos e até mesmo juntar materiais pra reciclagem. Difícil ver tal tipo de educação ambiental, mas é falta de costume (pra não dizer outra coisa).
Vamos pensar um pouco mais e tirar a conclusão de que o mundo depende de nós, e que devemos cuidá-lo constantemente. Sentiremos saudade de quando andávamos no parque e subíamos nas árvores, vendo aquela imensidão verde á nossa frente (espero que isso nunca aconteça).
Renan Benites